Blog Investimento Futebol

Sob os olhares do mundo, a “apertada” Bundesliga retorna

O mundo está parado por meses. O futebol, que não seria diferente, foi um dos grandes afetados pela pandemia do novo Coronavírus. Com grande expectativa dos fãs, mesmo que ainda com certa desconfiança de várias autoridades, os jogos retornarão em uma das cinco grandes ligas da Europa. E vai ser na Alemanha, na disputada Bundesliga, que a bola voltará a rolar no próximo fim de semana.

Com um dos países que melhor tratou a pandemia no planeta, com milhares de testes e boa infraestrutura para reduzir o número de óbitos, os alemães talvez sejam de fato o povo mais “pronto” para dar este passo a diante. O pronto entre aspas vai muito do fato de tudo ainda ser muito nebuloso. Até por isso, toda a humanidade estará de olho na Alemanha nesta retomada. Não só pela saudade do futebol, mas para ver como os protocolos de segurança vão ser aplicados e, principalmente, se vão funcionar. De um jeito ou de outro, não deixa de ser uma jogada arriscada.

Tabela apertada e incógnita de como os times voltam

A Alemanha vivia antes do COVID-19 talvez uma de suas temporadas mais disputadas na Bundesliga. Com um início forte do Red Bull Leipzig, a retomada do Borussia Dortmund e a arrancada do Bayern de Munique, hoje são apenas seis pontos que separam o primeiro (Bayern) do quarto colocado (Monchegladbach).

E todo esse equilíbrio vem pela melhora dos bávaros no decorrer da competição. Com a queda de Niko Kovac, ainda no final de 2019, Hansi Flick, ex-auxilar do clube e da seleção alemã, conseguiu dar a guinada que o Bayern precisava, o recolocando na posição que normalmente está se olharmos para as últimas temporadas.

Já o Red Bull, que vinha como forte candidato ao título, deu derrapadas recentes e acabou caindo para terceiro. Muito desta série negativa (são três empates nos últimos cinco jogos) se deu pela atenção à Champions League, onde segue firme e forte após ter derrotado o Tottenham nas oitavas de final – e com folga, diga-se.

O Dortmund, que normalmente é quem ameaça a hegemonia bávara na Alemanha, também conseguiu retomar o seu melhor caminho já em 2020. Partindo para um sistema de três zagueiros, Lucien Favre suportou a pressão por maus resultados e retomou o caminho das vitórias. Eliminado pelo PSG na Champions, os auri-negros agora colocarão força total na sua liga nacional.

Union Berlim x Bayern de Munique

Bayern já faz ajustes em seu estádio para receber jogos

Os líderes da Bundesliga entram em campo apenas no domingo. Visita o Union Berlim que vem de uma campanha bastante oscilante. Por outro lado, é preciso ressaltar que se trata de uma equipe que faz sua estreia na primeira divisão, já que subiu na temporada passada. Hoje é o 14º colocado.

O Bayern é bastante favorito no confronto. Apesar da longa parada e da necessidade de se ter cautela na análise dos times, os bávaros contam com ampla vantagem na qualidade de seu plantel. Mais que isso, vem de uma sequencia consistente, com cinco vitórias e um empate nos seus seis últimos confrontos. Neste período, marcou 18 gols e sofreu apenas quatro. Mais que isso, é possível ver o crescimento na forma de jogar da equipe, que está cada vez mais adaptada às ideias de seu treinador.

O Bayern é uma das equipes mais controladoras da liga. Inclusive lidera o ranking de posse de bola com uma média de 63,2%. É quem mais chuta a gol no campeonato também, com uma média de 18,8 arremates por jogo. E as suas duas principais armas são Robert Lewandovisk (artilheiro da Bundesliga com 25 gols) e Thomas Muller que, após meses de baixo desempenho, recuperou o seu bom futebol e é o melhor assistente do campeonato com 16 passes para gols.

Borussia Dortmund x Schalke 04

Borussia é muito forte dentro de casa

O jogo por si só já é um dos maiores clássicos não só da Alemanha, mas como da Europa. Mas ele ganha mais importância pelo fato de as duas equipes ainda estarem vivas dentro da competição, mesmo que cada uma em sua realidade.

Enquanto os donos da casa estão à caça do Bayern, com quatro pontos para tirar do líder, o time azul briga ferozmente com Freiburg e Wolfsburg por uma vaga na Liga Europa. Com 37 pontos e 12 atrás do Monchegladbach, primeiro na zona de Champions, uma vaga na principal competição europeia é bastante improvável.

No lado auri-negro a aposta é no jovem Jadon Sancho que vem num crescimento sensacional durante a temporada. Com 14 gols e 15 assistências na Bundelisga, o inglês é um dos jogadores mais influentes na Alemanha. Tanto é que já desperta o interesse de grandes clubes mundo a fora. A troca na plataforma tática feita por Lucien Favre, também é outro trunfo. Com três zagueiros, a equipe ficou mais equilibrada e seus contra-ataques mortais seguem sendo muito eficazes. Antes da parada, eram quatro vitórias consecutivas.

O Schalke já vem num momento completamente inverso. Pendurado na sexta posição, mas com adversários encostando, o time treinado por David Wagner vinha numa sequência terrível antes da parada. Ao todo foram sete rodadas sem conseguir vencer e a vaga europeia era cada vez mais ameaçada. Nada melhor que um confronto contra o seu grande rival para tentar reverter o momento, certo?

Por todas essas informações e por ter um time mais qualificado, o Dortmund é bem favorito no confronto. Principalmente por jogar em casa, onde tem uma campanha invicta até aqui, com nove vitórias e apenas três empates.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *