Blog Investimento Futebol

3 Dicas Para Conquistar o Controle Emocional

controle-emocional

Lendo o título desse artigo, tenho certeza que muitos de vocês devem estar se perguntando: “Juliano, por que preciso de controle emocional no trading esportivo?”. A resposta para essa questão eu comecei a dar em outros artigos, quando falei que o trader iniciante não deve apostar no seu time do coração.

Você se lembra? Pois então, fiz essa recomendação porque sei como é difícil manter o controle emocional em uma partida na qual você é 100% torcedor, e isso pode te prejudicar muito na hora de realizar seus investimentos. Afinal, nossa análise é crítica, não emocional.

Por isso, dessa vez eu quis mostrar algumas dicas que vão te ajudar a conquistar o controle emocional. Confira!

1. Relaxe antes das partidas

Warren Buffett foi questionado uma vez a respeito dos motivos que fazem dele um investidor de sucesso, afinal, muito conhecem seus métodos, mas pouco conseguem tanto sucesso. A resposta foi certeira, tudo depende do temperamento do investidor.

Nós sabemos que cientificamente, quando iniciamos uma nova atividade, somos tomados pelo entusiasmo, que vai diminuindo com o passar do tempo. Para os traders não é diferente. O problema é que se ele não souber se controlar, dificilmente fará lays e backs inteligentes, o que pode representar perdas significativas.

Por isso, a primeira coisa que devemos fazer é encontrar uma atividade que te relaxe antes da partida. Pode ser um esporte, uma playlist, o que você quiser. Use esse tempo para se concentrar.

2. Identifique os seus gatilhos

O controle só acontecerá quando você identificar o que te causa essa emoção. Por isso, se autoanalise, tente encontrar o que te faz ter determinado impulso. Só assim conseguirá trabalhar melhor esse aspecto.

Quer um exemplo? Pode ser que você venda um investimento assim que vê que ele está caindo. Nem sempre essa é a melhor técnica e, talvez, analisando o jogo, entenda que ela poderá melhorar novamente, te dando maiores chances de lucro. O seu gatilho pode ser, portanto, o medo da perda.

3. Conheça os riscos

Quando falamos em investimento futebol, temos que ter noção dos riscos que podemos correr. Isso nos ajuda a ter melhor controle emocional, já que nos preparamos para os cenários possíveis.

Portanto, conheça bem o mercado, os times que vai investir e os campeonatos nos quais quer colocar o seu dinheiro. Com certeza assim você terá mais segurança na hora de realizar suas compras e vendas.

Gostou das minhas dicas para ter controle emocional? Conhece outras que podem ajudar? Deixe nos comentários suas experiências.

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *