Atualmente, futebol é negócio. Um esporte movido pela paixão, mas que movimenta fortunas nos bastidores. As formas de tornar o futebol rentável são inúmeras. E, entre tantas, está o mercado de transferências para ilustrar como o futebol pode ser lucrativo. A cada ano, clubes investem cifras exorbitantes por craques dos gramados e, em alguns casos, até pagam alto por promessas que nem estrearam sequer profissionalmente. Afinal, futebol hoje em dia é também investimento.
Com a evolução do mundo futebolístico e a transformação de clubes em empresas, é muito recorrente jogadores de futebol passarem por vários times ao longo da carreira. Dessa forma, baseados na máxima “quem dá mais, leva”, os atletas colecionam uniformes que defenderam e se afastam cada vez mais do famoso amor à camisa.
Raros são os que defendem as mesmas cores em toda sua trajetória. Provavelmente, nos dias atuais, Messi é o primeiro que vem à mente da maioria. No Barcelona, desde os 13 anos, o astro é uma exceção no esporte e nunca trocou de clube durante sua trajetória profissional. Mas, há mais histórias para contarmos!
Confira a lista de craques que defenderam apenas um uniforme em toda carreira
Rogério Ceni (São Paulo), Marcos (Palmeiras)

Para começar, uma polêmica brasileira! Defesas espetaculares, atuações inesquecíveis. Rogério Ceni e Marcos são incontestáveis. Símbolos de São Paulo e Palmeiras, respetivamente, ambos tiveram um breve começo em times menores. Ceni foi revelado no Sinop-MT, em 1990. Mas, no mesmo ano, foi contratado pelo São Paulo, onde se tornou ídolo e maior jogador da história do clube. Em 25 anos que defendeu o Tricolor, foram 1198 jogos e 129 gols.

Por sua vez, “São Marcos”, como ficou conhecido o ídolo absoluto do gol do Palmeiras, defendeu a equipe durante 20 anos. Entretanto, as primeiras defesas foram ensaiadas no Lençoense-SP, do interior de SP. De lá, sua trajetória rendeu o posto entre os jogadores mais importantes do Verdão, participando de 531 jogos no total.
Paul Scholes, Ryan Giggs e Gary Neville

Neste tópico, um combo 3 em 1 da Premier League. Paul Scholes, Ryan Giggs e Gary Neville defenderam o mesmo clube durante toda a carreira: o Manchester United. O trio atuou na mesma época e fez história.
Scholes se consagrou como um dos melhores atletas, entre os anos 90 e 2000. Foram 20 anos a serviço dos “Red Devils”, participando também de um dos ciclos mais vitoriosos do clube. Assim como Neville, que começou nas categorias de base do clube e foi até a aposentadoria, após 18 anos de United. Por último, mas não menos importante, Giggs que é considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos do clube. Durante mais de duas décadas, participou de 963 jogos e marcou 169 gols. É o recordista de títulos no Manchester United, com 37 no total.
Paolo Maldini

Dono de uma das trajetórias mais consagradas da Serie A italiana, Paolo Maldini deu prosseguimento ao legado do seu pai, Cesare Maldini, no Milan, que é referência no clube até hoje. Paolo iniciou no clube rossonero aos 16 anos e se aposentou 25 anos depois. Durante a carreira, somou 902 partidas, além de 25 títulos coletivos, que o caracterizam como símbolo de uma época vitoriosa do time. Para tanto, a camisa 3 permanece aposentada no clube até hoje.
Compartilhe