Blog Investimento Futebol

Gordon Banks morre aos 81 anos

O autor da “Defesa do Século” partiu mas deixou muitas lembranças para todos os fãs do futebol, até mesmo para aqueles que não eram nem nascidos em 1970 onde Banks de fato entrou para a história.

Defesa do Século

Em 1970 a Copa do Mundo foi disputada no México e a seleção brasileira contava com um elenco extremamente poderoso, com nomes como Pelé, Jairzinho, Gerson, Carlos Alberto, Clodoaldo, Rivelino, Tostão e outros. Mesmo com todo este poder ofensivo da nossa seleção, o qual era um verdadeiro pesadelo para muitos goleiros, ainda assim Gordon Banks não se intimidou e se destacou imensamente, fazendo uma linda defesa após a cabeçada de Pelé, um lance que é visto e revisto até os dias atuais, onde Banks deixou claro e evidente o seu reflexo e agilidade.

Banks foi um grande campeão

Apesar dos brasileiros terem conhecido o goleiro mais pelo fato de ter feito esta defesa, é justo lembrar que Banks foi campeão da Copa do Mundo de 1966, onde a Inglaterra venceu a Alemanha na polêmica decisão, ou seja, além do reflexo e agilidade, Banks ainda conquistou o maior título que um jogador de futebol pode conquistar. O lendário goleiro ainda recebeu o prêmio de “Goleiro do ano da FIFA” nos anos de 1966, 1967, 1968, 1969, 1970 e também em 1971. Para sua tristeza, em 1972 sofreu um acidente automobilístico que o fez perder parte de sua visão, lhe obrigando a acabar a carreira antes do tempo desejado.

Ao longo de sua vida, Banks também mostrou ser um campeão fora de campo, conseguindo vencer o câncer em 2005, retirando um dos rins, porém a doença retornou em 2015, mas com dedicação e espírito de campeão Banks ainda disse: ” Depois de sair vencedor da Copa do Mundo em 1966 jogando em casa e de fazer aquela defesa na cabeçada do Pelé, tenho confiança para batalhar contra a minha doença”. Apesar disto, o goleiro inglês acabou falecendo. O mais importante é o exemplo que deixou para muitas pessoas, sendo um profissional da mais alta categoria e um ser humano valente!

Artigos Recomendados

Compartilhe

Artigos Recomendados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *